Castigos...

Quando somos pequenos, não temos muita noção dos perigos da vida, de responsabilidades, das causas e consequências e das nossas ações. Normalmente a família procura formas de falar que não podemos fazer algo pois "Papai do Céu não gosta" ou "Deus castiga". A Igreja, também comumente um dos primeiros núcleos sociais ao qual temos contato em nossa infância, nos diz que devemos ter "temor a Deus", pois Ele sabe de todas as coisas.

Aprendemos, então, que se colocarmos o dedinho na tomada tomamos choque... Aprendemos a usar protetor solar pra evitar queimaduras de sol... Aprendemos a ir ao banheiro antes de dormir, pra não fazer xixi na cama... Aprendemos a dormir cedo para acordar cedo, e não perder a hora da escola... Enfim, aprendemos tantas e tantas coisas que nos fizeram ser mais conscientes ao longo das nossas vidas. É por isso que crescer nos faz maduros, e nos torna mais responsáveis.

Entretanto, todas as experiências que ultimamente tenho tido me remetem à possibilidade do "castigo". Só que quando a gente cresce, os castigos são bem maiores e mais estressantes que simplesmente levar um choque, ter insolação, fazer xixi na cama ou perder a aula. Quem dera até fossem simples assim! Mas os ditos "castigos" para os adultos são formas duras e até mesmo constrangedoras que os próprios adultos criaram para corrigir as imperfeições morais de outros. E isso leva a pessoas como eu, que às vezes nem são tão perfeitos, a se submeterem aos mesmos "castigos".

E ficamos nos questionando: "Será se eu mereço isso tudo que está acontecendo comigo?"

A resposta ainda é: "Deus sabe de todas as coisas". Não sabemos o porquê de tantos erros, tantas imperfeições que levam a tantas provações, tantos momentos em que temos que optar entre fazer ou não fazer o que devemos, em função de algum problema que gostaríamos que fosse resolvido.

Sinta só a pressão na minha cabeça... Não pagou as contas? O castigo será a inclusão do nome nos órgãos de proteção ao crédito. E se fizer um empréstimo, para pagar uma conta alta? O castigo será o pagamento dos juros, e a impossibilidade de assumir outros gastos necessários. Se não pagar a conta absurda da Caixa Econômica? Será cobrada judicialmente, com o ônus (castigo também) de ter que assumir o pagamento do seu valor integral. A ausência no trabalho? O castigo será o registro de faltas e até mesmo a demissão. Não cuida da saúde? Vai ficar doente. Não toma os remédios? Vai permanecer doente. Se trabalhar doente? Corre-se o risco de passar mal no trabalho e o castigo será piorar da doença...

Isso é só uma pequena amostra de como minha cabeça está nesses últimos meses. Não estou conseguindo o equilíbrio emocional suficiente pra emergir nesse mar de situações e seus possíveis "castigos". O racional tá simplesmente adormecido, hibernando em algum lugar profundo do meu inconsciente.

Espero não estar chateando quem lê... Mas é necessário um mínimo de desabafo para que se perceba que mesmo vislumbrando algum possível "castigo" mais à frente em minha trajetória, eu permaneço cogitando, ainda que timidamente, a possibilidade de solucionar essas questões. E caso eu não consiga... Os castigos servirão também como fonte de aprendizado.
Só me resta confiar que "Deus nos dá a cruz no peso que podemos carregar".

3 comentários:

  1. OI NICE,
    O POUCO QUE PERCEBO DA VIDA É QUE SOMOS PURA ENERGIA ( COMPROVADO CIENTIFICAMENTE), E QUE SE "ESSA NOSSA ENERGIA " NÃO ESTIVER MUITO BOA , VAI ENTRAR EM SINTONIA COM TANTAS OUTRAS NEGATIVAS ...PIORANDO NOSSO ESTADO DE ESPÍRITO, FAZENDO COM QUE TUDO EM NOSSA VOLTA PAREÇA CONSPIRAR CONTRA NÓS, COMO PEÇAS QUEBRADAS QUE TEIMAM EM NÃO SE ENCAIXAR....
    ME SINTO MUITASSSSSS VEZES ASSIM, DIFÍCIL È MUDAR A ESTAÇÃO, MAS QUANDO CONSIGO, PERCEBO QUE USO ALGUNS ALIADOS NISSO...POR EXEMPLO, TODA VEZ QUE FAÇO EXERCÍCIO, CAMINHO RÁPIDO, CORRO, JOGO COM MEUS FILHOS , ME SINTO MAIS FELIZ E MENOS PESADA,,,É A ENDORFINA ME AJUDANDO ! SE VC PUDER FAZER ESTE TESTE, FAÇA CONTINUAMENTE POR UMA SEMANA...E SE AVALIE... DESCULPE ESCREVER TANTO, QUERO SINCERAMENTE PODER AJUDAR...BEIJOS E BOA SORTE

    ResponderExcluir
  2. NICE . TE DEI UM SELINHO NO MEU BLOG,,TE ESPERO NELE BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. PÔXA...CADE VC? VC TÁ BEM??? BEIJOS

    ResponderExcluir

Comentários incomuns...