Redes Antisociais

A Internet é um negócio interessante. Ela cria emoções, desenvolve sensações, paixões, sentimentos de toda natureza. Mas antes mesmo que possamos saber o que ela pode nos proporcionar de bom, é interessante que todos tenhamos noções mínimas de interpretação de textos, pois cada um faz uma leitura, e a ambiguidade pode trazer certos problemas, que poderão ser muito mais difíceis de solucionar do que os que temos em nossos relacionamentos digamos "presenciais".

Fazendo um paralelo com a nossa vida comum, o exercício de "adicionar pessoas" parece nos dar uma pseudo-sensação de que somos queridos, de que conhecemos várias pessoas, ou que várias pessoas nos conhecem e até mesmo, de que somos populares. Em nossas atividades em grupo, tiramos fotos, e nos comportamos como celebridades - e isso não é condenável, somos celebridades no palco das nossas próprias vidas!

Já o exercício de "deletar pessoas" podemos comparar com a morte. Quando deleta alguém, é como se fizesse o papel de Deus e assumisse um certo "controle" sobre ter ou não ter alguma pessoa por perto - é uma espécie de "homicídio virtual". Em nossa vida real, se pudéssemos simplesmente "apagar" a pessoa dos nossos relacionamentos, ou "eliminá-la", como fazemos com um só clique em nossas redes sociais, seria muito prático. Evitaríamos ter que, vez ou outra, encontrar aquele desafeto - porque realmente é chato encontrá-lo em nossos caminhos. Por isso, a eliminação funciona como um "game over" para o escolhido. Vacilou, dançou.

Por isso sou muito cuidadosa com quem incluo em minhas redes sociais. Procuro observar se a pessoa faz parte do meu círculo de amizades próximo, ou se ao menos, pode vir a fazer. Caso contrário, a adição não será interessante, uma vez que faltarão assuntos em comum. E ainda assim, vez ou outra surpreendo-me apagando ou sendo apagada das listas dos meus "amigos", rs!

Não vou esquentar a cabeça com quem me apaga de alguma rede. Melhor assim, do que, me perdoem o trocadilho, que me "apaguem" de verdade.. E vou seguindo aqui, com amigos fieis, com quem mantenho um relacionamento saudável de acordos e discordâncias, pois somos seres humanos diferentes e temos opiniões diferentes, graças a Deus. E amigo que é amigo de verdade, não leva tudo a ferro e fogo.

Abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários incomuns...