O futuro, hoje


Não posso deixar de comentar como a tecnologia invade a minha vida, por mais que eu não queira... A despeito de um diploma que tenho na área, eu tento e tento por muitas vezes não ficar tão "conectada", tão ligada nas coisas da informática, mas não consigo mesmo. Tudo que uso em casa me obriga a usar um pouco dos meus ínfimos conhecimentos sobre tecnologia: aparelhos eletrônicos, celulares, até aparelhos eletrodomésticos e claro, notebooks e PCs. Eu tenho que admitir que não sou uma usuária comum, pois tenho um tempo maior de experiência com essas ferramentas tecnológicas que os usuários comuns. Mas às vezes enche o saco tanta coisa pra programar... Eu imagino quem não tem o mínimo domínio dessas inovações tecnológicas, a dor de cabeça que fica pra solucionar alguns problemas simples como programar um alarme, trocar o toque do celular ou acessar a agenda, programar uma TV ou um aparelho de som para ligar automaticamente, ligar um aparelho no outro, dentre outras coisas que são necessárias, além do botão 0/1 - on/off.

Mais recentemente, o meu campo de atuação na educação alargou-se um pouco mais, e estou até monitorando aulas via Internet. Obviamente que o ensino não ocorre da mesma forma que na sala de aula, mas acredito que ele aconteça tal como ou até melhor que num espaço presencial, com professores à frente de uma classe de alunos sentados um atrás do outro, muitas vezes ambos fatigados pelo cansaço do trabalho ou pensando em outras coisas que não propriamente o assunto da aula. Sendo assim, acredito que uma das maiores vantagens do ensino à distância é justamente a flexibilidade que é dada ao aluno de programar-se da forma que desejar para desenvolver sua própria disciplina de estudo. E aprender é resultado imediato da responsabilidade empregada em função do próprio esforço; o aluno passa de expectador a partícipe do processo.

Com tantas inovações tecnológicas à nossa disposição (e olha que no Brasil a evolução chega a cada 10 anos), fica difícil saber o que o futuro nos reserva. De repente, aquela máquina que imaginávamos que só teria nos desenhos dos Jetsons já existe... E ficamos olhando tudo atordoados, como que num filme fast-motion, com tanta coisa louca e inimaginável que é
até mesmo complicado abstrair tamanha criatividade!

E pensar que isso tudo vai chegando à nossa casa devagarzinho, e que quando de repente vemos já estamos todos envolvidos com teclas, programações, câmeras, digitalizações... É difícil ficar por fora disso tudo. E está ficando mais difícil ainda viver sem essas "coisinhas" do futuro que tornam nossa vida, hoje, tão mais simples!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários incomuns...